Número é o maior já registrado em um único ano no mercado nacional e é impulsionado por consumidores residenciais.
O Brasil atingiu a marca de 500 mil sistemas de energia solar fotovoltaicos instalados em 2022, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apurados pelo Portal Solar. O número é o maior já registrado em um único ano no mercado nacional de geração distribuída (GD), segmento que permite que consumidores produzam a própria energia.
As instalações realizadas até 20 de outubro representam quase um terço do total do País, que acumula 1,7 mil sistemas fotovoltaicos. Ao longo do ano, a tecnologia acrescentou 4,8 GW e já beneficiou mais de 650 mil consumidores.
A grande maioria das conexões feitas em 2022 são residenciais, somando 413 mil. Em seguida, vem as classes de consumo rural (42,3 mil), comercial (41,9 mil) e industrial (5,2 mil). Em relação aos estados, São Paulo lidera até aqui no número de instalações, com 84,5 mil, superando o Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com 66,9 mil e 61,6 mil, respectivamente.
A cidade brasileira que mais instalou energia solar em 2022 foi Florianópolis, com 18 mil sistemas. O desempenho colocou a capital catarinense na liderança geral do mercado nacional, com 24 mil geradores e 282 MW, beneficiando quase 25 mil unidades consumidoras.
Fonte: Portal Solar